terça-feira, 27 de maio de 2014

DIÁRIO DE BORDO (Maio / 2014):

Não estranhem, queridos amigos, a ausência prolongada de notícias... É que gosto de juntar um monte e, então, soltar no ar feito pétalas. Ou páginas cheias de boas novas!

Quando um autor se recolhe, o que estará fazendo? Os outros, não sei, mas gosto mesmo é de inventar, criar e aprontar.

E o que andei aprontando? Muitos livros, lógico! Mês que vem, durante o 16º Salão da FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil), lanço três de uma vez!

O Salão acontecerá no Centro de Convenções Sul América, na Avenida Paulo de Frontin, 1, bairro Cidade Nova (Centro), no Rio de Janeiro.

O primeiro evento será no dia 4, quarta-feira, às 13h20, na Biblioteca FNLIJ para Jovens. Título do livro: É DE MORTE!, editado pela FTD.


Para dar um gostinho de quero mais, coloco trechos das obras, a fim de aguçar a curiosidade do leitor. Eis um trecho do conto KID JONAS, do livro É DE MORTE! Ele narra a perda de um beta, Kid Jonas, único peixinho que tive em minha vida:

“Como reter algo que se perde? Minha mãe indicou o caminho — escreva sobre ele, deixe-o nadar nas águas da memória. Meu passarinho com asas de barbatanas, voando numa gaiola líquida, guardo ainda seu pequeno aquário. As mesmas pedrinhas coloridas o enfeitam, mais as duas conchinhas do mar, tão bonitas. Agora você dispõe do espaço que quiser e não precisa temer predadores: seu mar é todo o meu coração. Para sempre.”

Agora, vamos aos lançamentos do dia 7 de junho, sábado.

O primeiro evento também será na Biblioteca FNLIJ para Jovens, às 16h. Editado pela Dimensão e ilustrado pelo craque Lucas França (filhos dos craques e amigos Mary e Eliardo França), PIPAROTES DE POESIA contém versos que agradarão crianças e adultos.


Os poemas “citados”, graficamente, na capa são o que dá título ao livro, mais DISFARCE que você lê abaixo:

Na neblina,
Garças brancas
Lembram
Nuvens à paisana.

O segundo lançamento acontece às 17 horas, no Espaço FNLIJ de Leitura.

Editado pela Paulus, localizada nos estandes 13 e 14, a obra conta com ilustrações de Veruchka Guerra. Além de belíssimas, as artes refletem séria pesquisa das culturas russa, japonesa e norte ameríndia, já que o livro narra lendas dos três povos.


Para homenagear meus antepassados russos, cito trecho do primeiro conto, O FOGO PARTICULAR DE BABA YAGÁ:

“Há muito, muito tempo atrás, na antiga Rússia, vivia um Tsar e sua filha, a princesa Natália Tsarievna, mais o povo que amava seu soberano. Viviam felizes e nada lhes faltava.
E era justamente isso o que mais incomodava Baba Yagá, a bruxa que morava sozinha no miolo da floresta sombria: o brilho de tanta felicidade junta...
Numa noite particularmente horrível, em que rugiam trovões e ventos gemiam de solidão, uma ideia ocorreu à bruxa:
— Vamos ver se continuam tão felizes, se lhes faltar o fogo. Aposto como, em breve, estarão comendo o fígado uns dos outros!”

Vai ser uma festa e tanto — divulguem, convidem amigos e familiares!

Além dos lançamentos citados, ao longo do ano acontecerão outros também. Entre tantos, cito alguns.

Pela editora FTD, temos LENDAS DA AMAZÔNIA ...E É ASSIM ATÉ HOJE, com ilustrações de Tati Móes, mais dois livros paradidáticos para a Campanha da Fraternidade de 2015: A MANGUEIRA DOS SONHOS (Fundamental I) e VIDA, AQUI VOU EU! (Fundamental II).

A editora Paulus lançará MEU NOME É BRAVO, com uma abordagem bem diferente sobre o bullying.

E a editora Cidade Nova traz uma novidade a um tempo bombástica e emocionante: um livro de recontos da Carochinha, com ilustrações originais de Jaguar, meu pai!

O lançamento será na Bienal de São Paulo, dias 30 e 31 de agosto. Mas até lá, se Deus quiser, dou mais notícias... Por enquanto, deleitem-se com um aperitivo do livro de pai e filha, cujo título é A ROUPA NOVA DO ARCO DA VELHA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário