sábado, 22 de dezembro de 2012

DIÁRIO DE BORDO (Novembro – Dezembro /2012):

Quem perdeu, pode rever os melhores momentos do Programa Especial da Rede Brasil de Televisão, transmitido dia 3 e reprisado a 10 de novembro.

O programa abre com Carolina Monteiro (a soberba ilustradora do DIÁRIO INVENTADO) e eu conto como nasceu a ideia do livro, uma história pra lá de incrível!
Não vou dar pista nenhuma, pra não estragar a surpresa. Para descobrir, clique aqui: http://youtu.be/_ZtA8dveGCM
Ainda em novembro, dia 28, foi a vez do projeto FALA, AUTOR. O convite foi feito pela simpática Ana Cristina Santos (cantora de talento, saibam!), responsável pela programação da Biblioteca do SESC.
O encontro, realizado em escolas da rede pública, aconteceu no auditório da EM Profª Neidy Angélica de Souza Coutinho. Tive a honra de ter, como parceira no projeto, a talentosíssima Ana Maria de Andrade, também autora e ilustradora.
A oficina propunha, como convém à época, montar um enfeite de Natal com os alunos. Além da oficina, papeamos sobre processo criativo e hábitos de leitura, culminando com uma tarde de autógrafos.
Resultado: para cerca de 230 alunos, Papai-Noel chegou mais cedo! Cada aluno levou um livro autografado, mais um kit de enfeite de Natal para pendurar na porta de casa.

E segue rodando a peça de teatro A ROSA QUE GIRA A RODA. O Grupo Caleidoscópio (que estreou o texto em agosto, no teatro da companhia) viajou de Brasília para Lima, Peru, a convite da organização do festival.

Trata-se do Festival Internacional Arte Y Comunidad 2012, conhecido internacionalmente. Na foto, o grupo Caleidoscópio pousa diante da Casa Yuyachkani, onde foi apresentada, com sucesso de crítica e público, A ROSA QUE GIRA A RODA.

Para mais detalhes, clique aqui: Grupo de Teatro Caleidoscópio em LIma, Peru
Natal não é festa que se passe em branco. A mensagem que deixamos a todos, mesmo não sendo canônica, é de uma singeleza tocante. Leiam e se deliciem:
“Eu, José, comecei a andar e não andava. Elevei os olhos para a abóbada celeste e vi que estava imóvel. Olhei para o ar e vi que o ar estava parado de assombro e que os pássaros do céu não se moviam.
Dirigi meu olhar para a terra e vi uma vasilha no chão e trabalhadores em atitude de tomar a refeição; e suas mãos estavam na vasilha. Os que pareciam mastigar, na realidade não mastigavam; e os que pareciam estar apanhando a comida, não a tiravam da vasilha; os que pareciam introduzir a comida na boca não o faziam. Todos tinham o rosto voltado para o alto.
Vi carneiros que eram conduzidos e os carneiros permaneciam imóveis. O pastor levantava a sua mão para tangê-los, mas sua mão ficou parada no ar.
Dirigi os olhos para a correnteza do rio e vi cabritinhos. Suas bocas tocavam a água, mas não bebiam.
E subitamente todas as coisas voltaram ao seu curso normal”
(Descrição do nascimento de Jesus, segundo visão de São José. Protoevangelho de Tiago)
Vale a última dica do ano: nesse Natal (e sempre!), faça uma criança feliz — dê livros de presente. De preferência, livros de LIJ (literatura infantojuvenil). E tenho dito!

Um comentário:

  1. Hola Flavia, bonitas fotos gracias por compartir.
    si te gusta la poesía, la palabra inédita
    te invito a mis blogs.
    que el nuevo año te llene de paz y felicidad.
    ¡¡Feliz año 2013!!
    Saludos.

    ResponderExcluir