sexta-feira, 5 de outubro de 2012

DIÁRIO DE BORDO (Outubro/2012):

No Oriente, dizem as boas línguas, bodas, aniversários, enfim, celebrações de toda espécie, costumam durar semanas.

Eles é que estão certos... Meu aniversário cai no inesquecível 11 de setembro e só não passei o mês inteiro comemorando porque minha agenda é ocidental!
A nota boa é que tirei uma casquinha da festa de dois queridos amigos. Assim, juntei minha alegria a deles — o que, sem dúvida, resulta num bolo bem maior.
Uma de minhas pintoras prediletas, a amiga e ilustradora Carolina Monteiro (deslumbre-se com suas telas, clicando no livro DIÁRIO INVENTADO, no site) merecidamente foi premiada no XX Salão Nacional da Primavera, promovido pela SOARTE.
Eu não poderia estar entre (literalmente!) figuras mais ilustres. As duas gerações de artistas estão bem representadas por Carolina, elegantíssima de vermelho, e um dos maiores pintores deste país, Sami Mattar.
Sami, nascido no Líbano mas brasileiro de coração, igual a tantos outros grandes pintores, participou da produção de livros infantojuvenis. Em 1983, Ziraldo, fraterno e antigo amigo do pintor, convidou-o a participar do livro O MENINO MAIS BONITO DO MUNDO, editado pela Melhoramentos, com três óleos sobre tela.
A festa seguinte foi o lançamento da queridíssima Ana Maria de Andrade, autora super comprometida com o meio ambiente. O lançamento de OLHOS DA TERRA, belo libelo, aconteceu em meio ao verde do PARNASO – Parque Nacional Serra dos Órgãos.
Na foto, as três meninas do sabonete Araxá (essa é do “tempo do onça”. Se quiser saber do que se trata, pergunte a sua avó — no bom sentido): as autoras Andrea Viviana Taubman, Ana e eu.
Meus agradecimentos a Andrea que, gentilmente, cedeu todas as fotos dessa postagem. E vivam os livros que promovem bons amigos!
Aproveito para lembrar a todos que se aproxima o dia das crianças. Não é pra puxar a brasa pra nossa sardinha, mas não tem presente melhor do que um bom livro. Ainda mais se ele for de LIJ (literatura infantojuvenil)!

Um comentário:

  1. Essa autora Flavia Savary é a raiz quadrada de 1 milhão multiplicada a enésima potência!!!!
    André Amaro

    ResponderExcluir